fbpx

Vilões que prejudicam o seu WI-FI. Se o seu sinal WI-FI está oscilando ou está meio fraco, continue lendo este post. Se seu sinal está ótimo e não tem do que reclamar, leia também.

Com as boas práticas que iremos lhe passar neste conteúdo, você saberá como evitar coisas que fazem da sua experiência com a internet via WI-FI algo desagradável.

Antes de falar das más práticas, é preciso destacar que diferente do sinal via cabo, o sinal WI-FI é mais sensível e está sujeito a diversas interferências que podem impactar na qualidade, estabilidade e velocidade da sua conexão. E por isso, é imprescindível que o sinal tenha a maior liberdade possível dentro da sua casa.

Posicionar o roteador de forma estratégica

O roteador é o equipamento responsável por distribuir e propagar o sinal até o seu dispositivo. Por este motivo a escolha estratégica de onde o seu roteador ficará posicionado é fundamental.

Não adianta colocar o seu roteador há 7 cômodos de distância do seu celular ou smart tv, por exemplo. Lembra que o sinal WI-FI tende a ser muito sensível aos obstáculos e barreiras? Aqui estão as maiores vilãs: as paredes. Quanto mais paredes de distância estão entre o seu dispositivo e o seu sinal, mais a sua conexão perderá força e velocidade.

Por isso, posicione seu roteador em locais onde o número de barreiras seja o menor possível. Isso garantirá uma navegação muito melhor.

Use a tecnologia Mesh ao seu favor

Um dos vilões que pouco se fala quando o assunto é sinal WI-FI é a seleção errônea da frequência apropriada para cada situação e dispositivo.

Você sabe quando deve se conectar à frequência 5GHz ou 2.4GHz? Os roteadores mesh da ConectMais sabem, e o melhor, eles fazem isso de forma automática.

Em situações que ele percebe que a distância é grande e que será melhor você utilizar um sinal que tenha mais força e estabilidade, ele conectará você automaticamente ao 2.4GHz. 

Já em situações que ele identifica que você está em uma distância apropriada em relação ao roteador, ele lhe conectará automaticamente a frequência 5.4GHz para que você usufrua ao máximo da velocidade de banda da sua internet.

Seu roteador ainda não tem essa tecnologia? Vem pra C+!

Opte pelo cabo sempre que possível

A conexão via cabo entrega máxima velocidade e estabilidade possível (a depender da disponibilidade tecnológica dos seus dispositivos). Por isso, sempre que possível, conecte seus dispositivos via cabo.

A TV por exemplo é um dos dispositivos que sofrem bastante com as conexões via WI-FI. Principalmente quando as boas práticas de distância e barreiras não são seguidas.

Imagine você querer assistir um filme ou série em 4K. Suponhamos que sua TV precisará baixar 50 mega por segundo para exibir o filme em sua tela. Se o seu sinal não estiver forte o suficiente (em virtude das barreiras e distância do roteador), o seu filme começará a travar. Isso porque a necessidade de banda demandada não conseguirá ser devidamente entregue.

Isso torna a sua internet ruim? Não! Ela só está sendo utilizada da forma errada.

Problemas relacionados à utilização do WI-FI, quase sempre são provocados por uma falta de entendimento dessas boas práticas.

Por isso, a ConectMais está sempre sensível à opinião dos nossos clientes para orientar da melhor forma como terem uma experiência incrível com a nossa internet.

E aí, esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe-o com algum amigo(a) que esteja enfrentando alguma dificuldade com a conexão WI-FI. Se você ainda não é cliente C+, não perca tempo! Venha para a melhor internet da região e tenha o melhor suporte

Fale com um especialista